Abas primárias

Box: Armazenamento em nuvem automático no Ubuntu

O Box é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem que oferece até 50 GB gratuitos para seus usuários.
A ferramenta possui clientes para Windows, MacOS, Android e iOS, mas a empresa insiste em ignorar os usuários de Linux, conforme essa antiga reivindicação.
Uma pessoa chamada Raul, usuário de Debian, publicou na discussão acima uma maneira simples, mas eficiente, de ter acesso à sua conta no Box via navegador de arquivos (no caso dele, o Nautilus). Eu testei no Ubuntu 11.10 e funcionou perfeitamente. Segue o passo a passo:

1 – Para todos os comandos, onde se pede:

  • myuser, substitua pelo seu usuário no Linux;
  • myemail, substitua pelo e-mail cadastrado no Box;
  • mypassword, substitua pela senha do Box.

2 – Muitos vão reclamar de ter de digitar comandos no terminal, mas eu garanto que essa é a maneira mais rápida e simples de conseguir resultados. Portanto, tenha um pouco de paciência boa vontade, copie e cole os comandos abaixo em uma janela do terminal. Você fará isso uma única vez.

sudo su
[Digite sua senha de usuário administrador]
apt-get install davfs2
adduser myuser davfs2
echo “https://www.box.net/dav/home/myuser/box.net davfs rw,user,noauto 0 0″ >> /etc/fstab
chmod u+s /usr/sbin/mount.davfs
exit
cd ~
mkdir ~/box.net
mkdir ~/.davfs2
echo “use_locks 0″ > ~/.davfs2/davfs2.conf
echo “https://www.box.net/dav myemail mypassword” > ~/.davfs2/secrets
chmod 600 ~/.davfs2/secrets
mount /home/myuser/box.net
cd ~/Área\ de\ trabalho
ln -s ~/box.net Box.net
exit

Após isso, seus arquivos armazenados no Box aparecerão na pasta ~/box.net, dentro da sua pasta de usuário. Um atalho para a pasta será criado na sua Área de trabalho. Qualquer arquivo que você quiser mandar para o Box, basta colocá-lo nesta pasta. Para ter acesso mais rápido a ela, você pode criar um marcador no Nautilus.
Quando você reiniciar o computador, a pasta remota será montada automaticamente, a menos que você não esteja conectado à internet (ou atrás de um proxy mal configurado). Nesse caso, haverá uma mensagem de erro e a pasta não será montada. É importante dizer que, nesse caso, os arquivos não aparecerão na pasta ~/box.net, e não adianta colocar arquivos nela, pois, eles serão ignorados, quando a pasta for montada novamente.
Related articles

Filed under: Aplicativos, Conhecimento Livre, cultura hacker, Cultura Livre, Debian Linux, Desenvolvimento colaborativo, Dropbox, Escritório Livre, Fedora, Google Android, iniciante em Linux, Instalação de programas no Linux, Linux Mint, Mandriva, OpenSUSE, Software, Software Livre, Ubuntu Linux Tagged: Box, cloud, Debian, drive virtual, Dropbox, Linux, nuvem, Ubuntu, Wuala

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
2011 © Copyright information