Abas primárias

Apache OpenOffice: Instalação via repositório não oficial para Debian/Ubuntu/Mint

Enquanto o Apache OpenOffice não fica disponível nos repositórios oficiais das distribuições Linux, alguns voluntários estão contornando o problema das instalações em modo gráfico e das atualizações automáticas através de repositórios não oficiais.
Marcelo Santana e Cláudio F. Filho, ambos da Comunidade Debian Brasil, criaram um repositório não oficial do Apache OpenOffice para Debian e derivados no Source Forge.
Os pacotes disponibilizados no repositório são exatamente os mesmos disponíveis no portal oficial do AOO. No entanto você pode incluir esse repositório no seu /etc/sources.list (ou na lista de repositórios da Central de Programas, ou do Gerenciador de Pacotes Synaptic, do Ubuntu).
O passo a passo para fazer isso é o seguinte:
1 – Via terminal (Debian e Mint):

  • Abra uma janela do terminal, copie a linha abaixo e cole nela.

gpg –recv-keys 90127F5B && gpg –export –armor 90127F5B|sudo apt-key add -

  • Edite o arquivo source.list com o comando abaixo:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

  • Cole a linha abaixo no final do arquivo sources.list, salve e feche o editor.

deb http://downloads.sourceforge.net/project/apacheoo-deb/debian wheezy main

  • Copie as linhas abaixo (uma de cada vez) e cole na janela do terminal para instalar o Apache OpenOffice no seu computador:

sudo apt-get update && sudo apt-get install openoffice.org3-pt-br \ openoffice.org3-writer openoffice.org3-calc openoffice.org3-impress \ openoffice.org3-base openoffice.org3-draw openoffice.org3-math \ openoffice.org3.4-debian-menus

sudo apt-get install ooobasis3.4-gnome-integration

2 Via Central de Programas (Ubuntu e, em alguns casos, Mint):

  • Navegue até a pasta onde você fez o Download do arquivo Release.gpg e abra-o, conforme a figura abaixo:

  • Digite sua senha (você precisa ser administrador do sistema), conforma a figura abaixo:


Obs: É possível que haja erro na importação desse arquivo. Caso isso ocorra, a maneira mais fácil de contornar o problema é através do primeiro passo da instalação via terminal, descrita acima.

  • Clique na aba “Outro software” e, em seguida, no botão adicionar, conforme a figura abaixo:

  • Insira a linha abaixo e clique no botão “Adicionar Fonte”:

deb http://downloads.sourceforge.net/project/apacheoo-deb/debian wheezy main

  • Digite sua senha de administrador novamente:

  • Verifique a inclusão do repositório na lista. Aproveite para desmarcar o repositório de fontes para melhorar o desempenho da Central de Programas do Ubuntu. Depois clique no botão “Fechar”, conforme a figura abaixo:

  • No campo de pesquisa da Central de Programas do Ubuntu, procure por “Apache OpenOffice” e verifique se os pacotes aparecem na pesquisa e instale todos:


Após isso o seu Apache OpenOffice estará disponível no lançador do Unity. Para incluír os componentes na barra do lançador do Unity, basta digitar o nome e arrastar o ícone para a barra do lançador.
Related articles

Filed under: Apache OpenOffice, Aplicativos, BrOffice, Conhecimento Livre, cultura hacker, Cultura Livre, Debian Linux, Desenvolvimento colaborativo, Escritório Livre, Instalação de programas no Linux, instalação do Ubuntu, Linux Mint, ODF, OpenOffice.org, Software, Software Livre, Ubuntu Linux Tagged: AOO, Apache OpenOffice 3.4, aplicativo de escritório, Código Aberto, compatível, Debian, Desenvolvimento colaborativo, escritório livre, Free software, GNU/Linux, Linux, Mint, Open Source, OpenOffice.org, Software livre, Ubuntu

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
2011 © Copyright information